quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ITAPEMIRIM HISTÓRIA


O município possui este nome graças ao rio Itapemirim, através de suas águas em meados de 1700 chegou aqui o desbravador e colonizador Domingo de Freitas Bueno Caxangá. O rio foi responsável por parte da imigração no Brasil. O No início do século XX foi construída a estrada de ferro Itapemirim substituindo a navegação já dificultada pelo assoreamento do rio. Em 1860 o município recebeu a visita de D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, a casa onde eles se hospedaram ainda existe, entre outras riquezas do patrimônio histórico/cultural destacam-se jongo, igrejas e casarios antigos.
Com solo propício e localização estratégica o município logo se tornou o maior produtor de cana de açúcar e aguardente da província do Espirito Santo. Hoje em dia, a economia do município baseia-se na produção de açúcar, álcool, petróleo, gado e pesca. O município ocupa o primeiro lugar no Estado na exportação de atum e dourado e é o maior complexo pesqueiro artesanal do Brasil exportando para os EUA, União Européia e países do Oriente Médio.
Localizado no litoral sul do Espírito Santo o município possui 65 km de belas praias, Itaóca, Itaipava e ilha dos franceses são as mais procuradas no verão com suas águas mornas e piscinas naturais. Raro recanto, onde a proximidade entre mar e montanha impressiona. Itapemirim possui exuberante natureza granítica tais como o Frade e a Freira e o Monte Aghá, este último de frente para o mar, locais propícios a prática de esportes de aventura como caminhadas, trilhas, escaladas e rapel, aqui você pode explorar a Ilha dos franceses, nadar na lagoa Guanandy, escalar o Monte Aghá, caminhar pelo vale do Orobó, conhecer outras belas praias ao redor ou passar o dia no EkoPark, sem falar na culinária local a base de frutos do mar.
Na alta temporada de dezembro até o Carnaval o município recebe mais de 200 mil turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário